Laos

Nosso segundo destino no Sudeste Asiático foi o Laos, voamos de Hanoi para Luang Pranbag via Lao Airlines, o voo tem duração de aproximadamente 1h10min. Eu amei o Laos já na chegada, o aeroporto é pequeno e muito charmoso, uma construção tipicamente laosiana e funcionários muito receptivos.

Resumo

Luang Prabang: 2 noites

A chegada

O Visto

O Laos é um dos países que exigem visto para brasileiros, no entanto, ele pode ser tirado facilmente no aeroporto de chegada (visa on arrival). Ainda no voo, os comissários entregam um formulário para ser preenchido, na chegada você o entrega no primeiro guichê da fila de imigração preenchido junto com uma foto 3x4 e o passaporte. Os agentes da imigração irão verificar seus documentos e te devolverão o passaporte no segundo guichê, onde você também deverá pagar 30 USD pelo visto.

Para este trâmite, nós contratamos previamente o serviço de fast track pois ficamos receosos em emitir o visto sozinhos, no entanto, o Laos é um país muito tranquilo e achei bem fácil para quem fala inglês. Não é um serviço indispensável, apenas cômodo.

Luang Prabang

O Hotel

Nos hospedamos no Sofitel Luang Prabang, o hotel era a antiga residência de um ex - governador francês do século XX. Cercado por um exuberante jardim tropical, possui 25 suítes, variando de 46 a 120m² (são enormes), cada uma com seu próprio jardim privativo, jacuzzi ou piscina privativa.

O hotel é muito charmoso e agradável, o café da manhã é maravilhoso e super completo com buffet e menu a la carte e os funcionários extremamente gentis e atenciosos. Gostamos e recomendamos muito se hospedar no Sofitel Luang Prabang.

Outras opções de hotel

Amantaka - O principal hotel de luxo da cidade, pertencente ao grupo Aman, fica localizado bem no centro, de 5 a 10 minutos à pé de vários pontos turísticos. Com estilo minimalista chic, mistura referências laosianas e francesas com serviço impecável.

Belmond La Résidence Phou Vao - O primeiro resort de luxo em Luang Prabang e ainda no top 3 dos melhores hotéis da cidade. Como em outros hotéis Belmond, a experiência é sempre primorosa.

Rosewood Luang Prabang - Inaugurado em março de 2018, o hotel é um refúgio celestial, localizado nas margens de Luang Prabang, super romântico e perfeito para casais.

3 Nagas - No coração da antiga cidade de Luang Prabang, esse pequeno hotel tem ótimo custo benefício e charme de sobra, quartos românticos e arquitetura colonial.

To Go

Ficamos duas noites em Luang Prabang e eu achei pouco, o Laos foi o país que mais amamos nessa viagem, é tudo tão lindo e especial que eu teria ficado quatro noites. Fazendo a média, aconselho três noites para curtir a cidade sem pressa.

Chegamos tarde e fomos direto para o hotel dormir, no dia seguinte a programação começaria cedo.

Alms Giving

Nosso primeiro dia começou às 05:30 da manhã para a cerimônia de Alms Giving, um ritual espiritual matinal em que os monges budistas saem para receber oferendas de locais e turistas, simbolizando generosidade e humildade. É um ritual lindo e "obrigatório" para todos que visitam a cidade, uma experiência muito especial. As ruas ganham vida com a cor das vestes dos monges e a tranquilidade da prática cria uma atmosfera mágica, sagrada e serena.

Morning Market

Após a cerimônia fomos ao Morning Market, um mercado matinal vibrante e colorido onde os vendedores locais exibem uma variedade de produtos frescos, artesanato tradicional e produtos típicos do Laos. As cores e aromas oferecem aos visitantes uma autêntica experiência de compras e um vislumbre da vida cotidiana na cidade. Gostamos tanto que fomos dois dias seguidos!

Living Land Farm

Após o mercado, voltamos para o hotel por volta de 08:30 para tomar café da manhã e trocar de roupa. Para participar da cerimônia de Alms Giving é preciso estar com joelhos e ombros cobertos, além disso, lá recebemos uma faixa de tecido para colocarmos através do corpo no ombro esquerdo, lado do corpo considerado sagrado na religião budista.

Saímos do hotel em direção à Living Land Farm. Aberta em 2005, essa fazenda foi formada por um grupo de moradores locais para ser, além de uma fazenda totalmente orgânica, um empreendimento comunitário bem sucedido que oferece aos visitantes um vislumbre da vida rural no Laos.

O arroz é parte central na economia do Laos e nessa fazenda pudemos aprender com agricultores locais, as 13 etapas de seu cultivo. Desde a seleção das sementes, passando pelo plantio, até o arado do arrozal com o búfalo d'água da fazenda. No final da aula, pudemos provar vários pratos típicos da culinária laosiana a base de arroz, estava tudo delicioso.

A Living Farm também apoia uma série de projetos comunitários que ajudam na melhoria das aldeias e dão aulas de inglês para crianças locais. Tudo o que é produzido lá, serve para abastecer os hotéis e restaurantes locais, além disso, a fazenda também é um local para aulas práticas dos alunos do Northern College of Agriculture. É um passeio divertido, que nos aproxima da cultura local e ainda contribui para esses projetos tere continuidade.

Kuang Si Falls

Nossa próxima parada era um sonho antigo que eu tinha de conhecer. As cachoeiras de Kuang Si Falls são um maravilhoso conjunto de quedas d'água localizadas perto de Luang Prabang. Suas águas cristalinas em tons de azul-turquesa formam uma série de piscinas naturais rodeadas de uma vegetação exuberante. Eu achei as formações impressionantes, apesar da água ser bem fria, tomei coragem para nadar, realmente parece uma piscina. Minha família não amou o programa, acharam muito cheio de turistas, de fato seria muito mais especial se ainda fosse um local intocado, mas em tempos de turismo em massa, não imaginei que seria diferente.

No mesmo complexo das cachoeiras, pudemos ver os Ursos-negros-asiáticos, na trilha que sobe para kuang si falls, há um centro de proteção com vários deles!

Laos Buffalo Dairy

Seguimos nosso itinerário indo para a Laos Buffalo Dairy, uma fazenda socialmente responsável e sustentável que fornece aos agricultores do Laos uma renda adicional, habilidades de manejo animal e uma melhor nutrição para crianças locais, tudo através da produção e venda de queijos e deliciosos sorvetes à base de leite de búfalo.

A empresa foi criada em 2014 por três sócios norte americanos que passavam por uma crise de meia idade e queriam fazer algo que tivesse um impacto positivo na sociedade. Quando ainda moravam em Singapura trabalhando para multinacionais, tiveram a ideia e após um tempo de estudo, adotaram o Laos e a comunidade local como suas casas. Foi muito interessante conhecer o projeto, sua história e impacto local, além de poder experimentar os produtos que eram deliciosos. É um passeio especialmente legal para quem vai com crianças que podem interagir com a estrutura da fazenda e os animais.

Silk Road Cafe

Nossa última parada do dia foi à uma cooperativa de tecelãs locais onde pudemos ver e aprender sobre o processo têxtil manual laosiano e que vocês poderão ver nos produtos da Ad Astra.

Após a cooperativa, fomos para o Silk Road Cafe, um restaurante/café/bar super descontraído sobre as margens do rio Mekong, com uma vista incrível do pôr do sol. Com culinária "east meets west" o menu é sazonal e saudável com algumas receitas laosianas e outras ocidentais inspiradas nas cozinhas da Rota da Seda e com conceito "farm-to-table". Uma ótima escolha para um fim de dia lindo e relax!

Night Market

Mais um país asiático significa mais um Night Market e no Laos não poderia ser diferente!

Localizado no centro da cidade, pudemos ir a pé do hotel - a cidade é super segura, o mercado ganha vida à medida que o sol se põe, e, como no morning market, ele oferece uma variedade de produtos locais, artesanato, roupas e acessórios e outras lembrancinhas. As ruas ficam cheias de barracas coloridas e os turistas podem aproveitar esse cenário culturalmente autêntico e animado para explorar e comprar uma variedade de produtos únicos, interagir e negociar com os vendedores locais. O mercado é uma parte essencial da experiência de Luang Prabang, sua rica cultura e vida noturna.

Antes de embarcar

Na manhã seguinte, acordamos cedo, tomamos café da manhã no hotel e fomos novamente ao morning market, somos doidas por um mercado local e quisemos aproveitar ao máximo o restinho de tempo em Luang Prabang.

Na volta do mercado nosso carro já estava nos esperando com nosso guia para irmos para o aeroporto. No caminho, paramos no UXO Lao Visitor Center - um local dedicado à conscientização e educação sobre os perigos das munições não detonadas (UXO) remanescentes de conflitos passados - por meio de exposições interativas, apresentações audiovisuais e informações detalhadas. É um local fundamental para entender a história e os desafios que o país enfrenta em relação aos UXOs e seu impacto que se estende até os dias atuais na vida da população laosiana. A energia do local é triste e pesada, mas conhecer sua história é muito importante para quem visita o país. Inclusive, nos mercados, é possível comprar vários artefatos feitos a partir de fragmentos de bombas que foram desativadas.

De lá seguimos para o aeroporto, rumo ao próximo destino: Siem Reap no Camboja.

Dica extra

Se tivéssemos tido um dia extra na cidade, eu com certeza teria saído de bicicleta para explorar as lojinhas, cafés, bares e restaurantes e os mais de 30 templos budistas maravilhosos espalhados por lá. Luang Prabang é patrimônio da humanidade pela UNESCO, a cidade é linda, linda, linda, com arquitetura colonial e influências francesas, ruas tranquilas, povo gentil e amável. Incluir um dia a mais no roteiro te dará tempo para sentir a tranquilidade inexplicável do lugar e entrar em sintonia com a cultura local.

Continuar lendo

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.