Casa colecionada é um termo criado por nós para descrever um estilo de decoração que incorpora uma variedade de objetos, móveis e elementos decorativos de diferentes origens e estilos. Esses itens geralmente são adquiridos ao longo do tempo e refletem as preferências pessoais, viagens e experiências dos moradores. Em vez de seguir um único tema ou estilo específico, uma casa colecionada exibe uma mistura eclética de peças que contam histórias e adicionam caráter ao espaço. Essa abordagem de decoração valoriza a individualidade e a autenticidade, resultando em um ambiente acolhedor e personalizado.
Casas colecionadas são lares cheios de memórias, objetos de viagens e tudo aquilo que traz personalidade para a casa. É um décor que não se faz de uma vez, nem se compra por completo no shopping mais próximo. Por aqui amamos esse estilo de decoração, que se constrói com história, memórias e objetos que nos remetem a momentos felizes de nossas vidas. Sempre há espaço para mais histórias serem contadas em uma casa colecionada.
Tornando sua casa colecionada
Como já foi dito, não é do dia para a noite que se cria um ambiente colecionado, até porque perde a graça de todo o processo. A casa colecionada nunca está finalizada, são histórias contadas em anos.
Os principais itens que compõem uma casa colecionada são: obras de arte, objetos confeccionados por artesãos, itens trazidos de viagens ao redor do mundo, além de tudo aquilo que nos traz memórias afetivas.
Desde que cada elemento conte uma história e combine com sua personalidade, não há regras para tornar sua casa colecionada. Pode ser desde uma casa na praia com objetos marinhos, itens de pesca e elementos característicos a uma casa étnica, decorada com peças feitas à mão e quadros com paspatur em tecido.
Dicas para incorporar esse estilo de décor
Para tornar sua casa ou algum ambiente em um espaço "colecionado", você pode seguir algumas dicas:
- Colete itens que realmente signifiquem algo para você. Pode ser uma obra de arte que você adquiriu em uma viagem especial, uma peça de mobiliário que tem história de família, ou até mesmo algo que você encontrou em uma feira local.
- Não tenha medo de misturar diferentes estilos de decoração: combine peças modernas com antiguidades, elementos étnicos com itens contemporâneos. Essa mistura de estilos cria uma estética visualmente interessante e charmosa para sua casa colecionada.
- Disponha os itens colecionados de forma a contar uma narrativa visual. Agrupe objetos semelhantes juntos ou de maneira proeminente em uma prateleira ou os enquadre, por mais aleatórios que sejam, e pendure na sua parede para contar a história dos lugares pelos quais passou! Por exemplo, unindo os objetos por viagem: cada canto conta a história de um pedaço do mundo.
- Introduza uma variedade de texturas e camadas na decoração da sua casa. Isso pode incluir tapetes felpudos ou estampados, almofadas com diferentes padrões e texturas, cortinas de tecidos variados, suzanis etc.
- Adicione toques pessoais em toda a casa, como fotografias de família, livros favoritos, plantas e outros objetos que tragam a sua personalidade para o espaço.
- Seja paciente: uma casa colecionada é uma jornada contínua. Não se sinta pressionado para preencher todos os espaços imediatamente. Permita que sua casa e decoração cresçam e evoluam com você ao longo do tempo.
Ideias e inspirações de itens que tornam uma casa colecionada
1. Quadros com paspatur em tecido:
2. Artesanato variado:
3. Estampas e tecido étnicos:
4. Objetos antigos de família:
5. Livros e revistas:
6. Itens colecionáveis peculiares:
7. Garimpos:
Exemplos de casas colecionadas
-
Rodrigo Castejon
O Rodrigo é um amigo de infância super querido, sempre com um olhar super apurado e refinado, costumo dizer que é meu amigo mais chic. Suas raízes do interior de São Paulo e Minas Gerais moldaram grande parte de sua cultura e senso estético, mas de uma forma nada boring, misturando novas referencias, com objetos divertidos e peças étnicas.
Seu bom gosto e anos praticando a arte de garimpar resultaram em uma casa super colecionada. Seu antigo apartamento no bairro de Higienópolis em São Paulo era um dos mais lindos que já vi, e agora, seu novo lar em Monte Santo de Minas - MG, traz o mesmo estilo que amamos, mas revisitado em novos tons, com o laranja predominando.
-
Tia Tete
A Casa Colecionada de hoje tem um lugar especial na história da Ad Astra. Crescemos visitando e admirando cada coleção, a história de cada objeto, cada peça garimpada em um país diferente dessa casa, além de ter sido o lar que abriu as portas para as fotos de nossa primeira coleção.
Tia Tete e tio Ricardo, nossos queridos vizinhos, têm uma casa com alma, feita com calma e que "nunca está pronta", sempre há espaço para um novo garimpo e, com ele, uma nova história.
O casal com sangue libanês ama negociar, da feira do bexiga em São Paulo ao Marché aux Puces em Paris, passando por preciosidades trazidas de viagens pela Ásia. Com arquitetura francesa e decoração com um mix que amamos, o lar de Tete e Ricardo, que sempre nos acolheu tão bem, moldou nossos imaginários e sonhos às estrelas